Em nova mixtape, Rashid aceita profecias, bate no peito e “Que assim seja”

Atualizado em 09/01/2016

Depois de lançar a mixtape “Dádiva e Dívida“, cd destaque  do RAP Brasileiro em 2011, o rapper Rashid acaba de lançar o que provavelmente será destaque também em 2012. “Que assim seja” tem o peso do RAP, a qualidade de uma produção diferenciada e toda diversidade que o próprio apresenta desde o seu primeiro trabalho.

De acordo com o próprio Rashid, o nome da mixtape é em relação às profecias que muitos fizeram pra carreira dele e para o RAP em geral. Como se ele as aceitasse e pedisse para que se tornassem real. Uma parada bem representada pelo gesto da capa, numa foto da Daniela Rodrigues, produtora do rapper (e mulher), e com edição do Marcelo Lima.

Quando um artista lança um trabalho novo há sempre uma comparação com o antigo. Assim, pode-se notar a evolução da música, as novas inspirações e os caminhos que o artista vem seguindo e pretende seguir com sua arte.

A evolução de “Hora de Acordar” para “Dádiva e Dívida” foi nítida. Entretanto, do último trabalho para o atual parece haver uma igualdade. E isso não é uma crítica, muito pelo contrário. Conseguir manter um nível altíssimo de um trabalho para o outro, sem muitas repetições e sem enjoar, não é comum. Sem contar que Rashid arriscou bastante em algumas faixas, fez algumas mudanças aqui e ali do seu “original” e mesmo assim ofereceu um trabalho de muita qualidade.

mixtape que assim seja rashid

Ao meu ver, Rashid possui uma característica que chamaria de “potencialização de punchlines”. Sabe aquele verso que você escuta e fala “pedrada!”, pois é, não precisa escutar duas vezes as músicas pra você destacá-los no cd “Que Assim Seja“.  É um diferencial que eu já vinha notando, mas ficou ainda mais aparente.

Não tem como falar da mixtape “Que Assim Seja” sem destacar duas músicas: “Drama“, com Ogi, e “Sua força é minha força“, com 3Fs inteiro. “Drama” tem uma pegada mais melódica, até por ter um refrão cantado, que fica na cabeça, e a participação louca do Ogi, que foi em destaque em 2011 com o aclamado “Crônicas da Cidade Cinza“. Arrisco dizer que será guardado como um clássico.

Já “Sua força é minha força” é uma parada mais crua. Sem refrão, juntaram todo mundo do selo pra fazer o som, realmente marca o cd. É a música de finalização, com chave de ouro, pode estar certo disso. Tem também uma herança meio gringa, pois esse tipo de som é bem tradicional lá fora, quando os artistas de um “selo musical” se juntam pra gravar todos numa track.

Seguindo nessa pegada mais pesada, “R.A.P” e “Quero ver segurar” também são facilmente destacáveis. Aliás, ambas possuem refrões que serão repetidos muitas vezes pelos shows e pelos fãs, podem ter certeza. Por mais que o cd contenha uma variedade interessante, com algumas mais tranquilas, num geral é uma mixtape bem gangueira!

E, não poderia terminar sem lembrar das regravações. Muito boa ideia do Rashid em regravar “Dama de Branco” e “Quando Eu Morrer“, dois clássicos das antigas dele que circulavam pela net, mas em uma qualidade bem inferior. Umas pequenas mudanças aqui e ali, retoques e pronto, som ainda mais pesado no seu fone de ouvido!

AJUDEM-NOS: “DÁDIVA E DÍVIDA” OU “QUE ASSIM SEJA”?

Rashid – “Que Assim Seja”

1) Que Assim Seja (Part. Flora Matos | Prod. Casp)
2) Quero Ver Segurar (Prod. Laudz)
3) R.A.P (Prod. Skeeter | Scratchs: DJ Mr. Brown)
4) Falou (Prod. Rashid)
5) Rolê de Kadet (Prod. Rashid)
6) Vai Virar (Prod. DJ Caique | Voz: Murilo)
7) Primeira Classe (Prod. DJ Caique)
8,) Drama (Part. Ogi | Prod. Rashid)
9) Bom Dia Guerreiro (Prod. Mr. Break)
10) Tudo ou Nada (Prod. Hand)
11) Quando Éramos Reis (Prod. Renan Samam)
12) Muito Mais (Prod. Laudz)
13) Eu Te Avisei (Prod. DJ Caique)
14) Quando eu Morrer (2008) (Prod. A.G. Soares)
15) Dama de Branco (2009) (Prod. A.G. Soares)
16) Em Alguma Esquina (Prod. Hand)
17) V de Vingança (Prod. DJ Caique)
18) Diário de Bordo parte II (Prod. DJ Caique)
19) Se o Mundo Acabar (Prod. DJ Caique)
20) Sua Força é Minha Força (Part. Projota, DJ Caique e Terceira Safra | Prod. DJ Caique)

Créditos: todas as faixas Gravadas, mixadas e materizadas no estúdio 3F’s por DJ Caique.”

*Em negrito, algumas músicas que destacamos.

DOWNLOAD OFICIAL

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *