Categoria

Literatura Marginal

Resenhas e dicas de livros que tratam da cultura Hip Hop e cultura de rua.

TRIUNFO: quando a história de um homem se confunde com a de um movimento

por

Passei o ano de 2014 inteiro acompanhando o documentário “Triunfo” se encher de prêmios nos festivais pelo Brasil. Só ouvia coisas boas do filme e a expectativa pra assistir só aumentava. Ontem (13), finalmente ficou acessível; o Canal Brasil passou pela primeira vez em sua grade (passará novamente no domingo, dia 19, às 18h). O trampo é tudo aquilo que se fala dele. Uma vasta quantidade de entrevistas com pessoas próximas ao Nelson Triunfo e pessoas respeitadas no cenário nacional, da dança ao RAP (aliás, com uma trilha sonora original arretada do Inquérito e adições de Criolo e Ogi também, entre outros). Boa edição, ótima sacada de colocar o Thaide narrando como locutor de rádio e as pessoas recebendo as informações (…)

Fala mais

Projeto Livrar, do Marechal, lançará coletânea com poetas e rappers de todo Brasil

por

Marechal pode não ter lançado seu tão esperado primeiro disco oficial, mas o rapper nunca deixou de espalhar a mensagem. Seja em participações, como na recente “O tempo passou“, ou em projetos paralelos, o carioca teve sempre em atividade. Com o Projeto Livrar, por exemplo, ele completou mil livros distribuídos em 2 anos. A ideia consiste basicamente em arrecadar livros de autores independentes e distribuí-los gratuitamente nos shows. “O Livrar prova que o papel do hip-hop vai muito além de cantar em um palco. Ele leva o livro onde ele deve estar: nas mãos dos jovens, das crianças, do público. É um prazer poder contribuir, mesmo que minimamente, para aproximar as pessoas da literatura. Se a história é nossa, deixa (…)

Fala mais

Natal com livros, da Cooperifa

Cooperifa promove “Natal com livros” e distribui 7 mil exemplares na quebrada

por

No último domingo (14), a Cooperifa promoveu o “Natal com livros” distribuindo 7 mil exemplares no Largo de Piraporinha, em São Paulo. Idealizada pelo poeta Sérgio Vaz, a ação dá um empurrãozinho pras pessoas criarem o costume da leitura e compensa pela dificuldade em comprar livros, principalmente pelo preço. “A gente descobriu que as pessoas têm um monte de desculpas pra não ler; uma delas é que o livro é caro. Então, a gente resolveu dar os livros de presente. Pelo menos essa desculpa não vai ter mais”, comentou o poeta à reportagem do Bom Dia Brasil, da Rede Globo. – Assista ao vídeo da matéria no Bom Dia Brasil. E esta é apenas mais uma das ações da Cooperifa na (…)

Fala mais

Poeta Sérgio Vaz nas escolas

Contra a violência, poeta Sérgio Vaz leva poesia às escolas de São Paulo

por

A poesia nunca esteve tão próxima das crianças como no projeto “Poesia contra a violência”. O poeta Sérgio Vaz adentra as escolas e oferece aos jovens uma forma muito mais bonita de extravasarem seus sentimentos. A poesia não é uma anomalia nos ensinamentos do MEC. Na verdade, é bastante presente. Mas, é um conteúdo distante para maioria dos pequenos, seja pelo vocabulário rebuscado ou pelos temas abstratos e muito profundos. Assim como o RAP, a poesia e a literatura marginal são simples e diretas; falam sem muitas enrolações, papo reto mesmo. Por isso, tanta gente nas quebradas é fã de poesia e muitas vezes não sabe. Sérgio Vaz quer mudar esse desconhecimento e nada melhor que ir na raiz. Só nessa última semana, ele (…)

Fala mais

Renan Inquérito e o livro Poucas Palavras

Depois do disco do Inquérito, Renan deve lançar também novo livro, “Gastrite”

por

2014 promete render muito ainda para Renan Inquérito. Além de estar em estúdio para finalizar o novo disco do Inquérito, quatro anos depois do clássico moderno “Mudança“, o rapper também já prepara um novo livro, o primeiro depois da estréia com “#PoucasPalavras”, em 2013. Leia mais: – Novo disco do Inquérito terá participação da Ellen Oléria; nome também já está confirmado; – Emicida confirmado no novo disco do Inquérito; – Renan Inquérito participa de show do Emicida e recita trecho de música nova; assista!. Renan não pretendia ser escritor, a ideia era continuar com os discos. Como ele mesmo define, ele é apenas um “rapper que escreveu um livro”. Mas, a experiência com esse lançamento foi tão bacana que dar sequência é quase (…)

Fala mais

Documentário Valendo a Vida

Roberta Estrela D’Alva quer a sua ajuda pra lançar o documentário “Valendo a vida”

por

Quem acompanhou a participação do Emerson Alcalde na “Copa do mundo de poesia de 2014”, na França, já conhece um pouco do fascinante mundo dos campeonatos de poesia pelo mundo, ou Poetry Slams, como são chamados. Mas, é muito pouco. Por isso, a atriz-MC, pesquisadora e poetisa Roberta Estrela D’Alva, em parceria com a fotógrafa e diretora Tatiana Lohmann, quer mostrar bem de perto a a cena internacional dos poetry slams e sua chegada ao Brasil. Com esse objetivo, após a sua própria participação em uma das “Copas do mundo de Slam”, também na França, ela começou a desenvolver o “Valendo a vida”, o primeiro documentário a registrar o momento único em que os slams de poesia começam a se popularizar no Brasil e (…)

Fala mais

Renan Inquérito na Parada Poética

Para o “Dia do Escritor”, Renan Inquérito transforma poesias em animações gráficas

por

Nesta sexta-feira (25), “Dia Nacional do Escritor”, Renan Inquérito preparou um algo a mais para os fãs de sua obra. Ele escolheu alguns versos e transformou as palavras em animação gráfica. As linhas escolhidas estão presentes no seu livro, “#PoucasPalavras“, lançado em 2013. A obra com 156 páginas é o resumo de uma carreira musical de mais de 10 anos e de uma vida inteira como poeta. “O livro não pode se limitar a ficar na estante, por isso estamos sempre pensando em mecanismos e formas de levá-lo ao maior número possível de pessoas. Já fizemos ações como oficinas, saraus, varal com as poesias concretas, #PinosPoéticos – que são cápsulas com poesia dentro – e agora os pequenos vídeos, que trazem a (…)

Fala mais

MV Bill no livro Um País Chamado Favela

Com apresentação do MV Bill, livro “Um país chamado favela” chega às lojas em agosto

por

Com lançamento previsto para o dia 7 de agosto, o livro “Um país chamado favela”, da editora Gente, chega com a pegada de ser “a maior pesquisa já feita sobre a favela brasileira”. Os autores Renato Meirelles e Celso Athayde, o mesmo de “Falcão – Meninos do tráfico”, mostram, em quase 200 páginas de várias informações inéditas,  que a quebrada não é apenas importante e em desenvolvimento, mas também uma área de grandes e compartilhadas oportunidades – o coração vibrante do Brasil. “Encontramos nas favelas um brasileiro feliz, trabalhador, que chama pra si a responsabilidade sobre a própria vida. Um cidadão que ao mesmo tempo que consome é cada vez mais exigente com relação aos serviços públicos”, destaca Meirelles. “Otimistas em relação (…)

Fala mais

Ferréz gravando áudiobook

GOG e Facção Central gravam vozes para primeiro audiobook do Ferréz

por

Se as vozes do GOG e dos integrantes do Facção Central já não estavam marcadas o suficiente no RAP Brasileiro, elas devem ganhar ainda mais destaque nos próximos meses. Isso porque, nesta quarta-feira (23), Ferréz anunciou que os caras estão gravando o seu primeiro audiobook. Com textos inéditos e trechos das obras já lançadas, o escritor pretende alcançar ainda mais pessoas com o “livro sonoro”, pois atrairá também aqueles que não tem o costume da leitura. Allan da Rosa, Zeca Baleiro e Ylsão, do Negredo, são outras vozes confirmadas na produção, que também terá o Lekão no baixo. Nas fotos do making of (abaixo), Dum Dum aparece lendo o já clássico “Capão pecado”. Embora não haja uma previsão para o lançamento, Ferréz crava que estará (…)

Fala mais

Sérgio Vaz

Sérgio Vaz dá entrevista e faz seleção musical no “Vitrola Livre” especial de seus 50 anos

por

A edição nº 135 do “Vitrola Livre” veio com uma sonoridade especial pra quem é fã da literatura marginal e da música black. O programa da Rádio UOL prestou uma homenagem aos 50 anos de Sérgio Vaz, completados naquela semana. O poeta não só foi entrevistado como também pôde fazer boa parte da seleção musical, que teve mais de vinte músicas. Marvin Gaye, Milton Nascimento, Cartola, entre outros nomes, deram a classe necessária já de início. Mas é claro que um ativista periférico não deixaria de fora aqueles mais próximos. GOG, Racionais, Versão Popular, Crônica Mendes, Tati Botelho e Emicida representaram o RAP Brasileiro na lista. – Ouça a edição especial do Vitrola Livre em homenagem ao Sérgio Vaz. O “Vitrola Livre” (…)

Fala mais

Gaspar do Z'África Brasil

Gaspar, do Z’África Brasil, revive cultura brasileira em estréia literária “O Brasil é um Quilombo”

por

Na próxima terça-feira (1), Gaspar, do ZÁfrica Brasil, estreará sua carreira literária com o lançamento de “O Brasil é um Quilombo”, na livraria Suburbano Convicto, em São Paulo. Filho de nordestin@s, o rapper já se acostumou a mostrar toda sua diversidade musical nos versos e agora reúne em livro parte da cultura e história do nosso país vista pelos olhos de alguém sem os preconceitos encontrados comumente nos materiais didáticos tradicionais. De acordo com a descrição da editora Esfera, responsável pelo trampo junto com a Nova Espiral, Gaspar “desvenda e combate o preconceito racial que, de forma velada, ainda persiste nas tramas de nossa sociedade” e “também  busca inspiração em outras fontes, como a literatura de cordel, a tradição oral e (…)

Fala mais

Poetas Ambulantes homenageiam Sérgio Vaz

Poetas Ambulantes homenageia Sérgio Vaz com intervenções poéticas no metrô

por

Sérgio Vaz completará 50 anos de idade apenas amanhã (26), mas as comemorações já começaram e devem se estender pela semana. Ontem, por exemplo, o coletivo Poetas Ambulantes prestou uma homenagem realizando várias intervenções na linha Lilás do metrô de São Paulo, do Capão Redondo a Santo Amaro. É claro que o poeta também marcou presença (foto abaixo)! Coincidência ou não, Vaz também está comemorando 25 anos de poesia em 2014, o que reforça as celebrações; o Portal Fórum fez uma ótima entrevista recentemente, destacando vários aspectos de sua carreira e dos seus agitos culturais. Aliás, o poeta promove ainda hoje (25) a exposição “50 por 25” no tradicional Sarau da Cooperifa, a partir das 20h30, no Bar do Zé Batidão, em São Paulo.

Fala mais

Projeto Livrar, do Marechal, completa 2 anos (Foto: Cristina Sininho Sá)

Marechal e o RAP da chuva… de livros!

por

Chuva em São Paulo é algo comum. É a terra da garoa. Mas, na última quinta, o bagulho foi diferente. Conhecimento num show de RAP é algo comum. Para muitos, a “revolução através das palavras”. Mas, na última quinta, o bagulho foi diferente. Se já não bastasse Renan Inquérito, Emicida, Flora Matos, Rael, RAPadura, Don L e Opanijé num mesmo show, Marechal ainda quis inovar. O carioca resolveu fazer o RAP da chuva… de livros. Mais uma ação do seu Projeto Livrar, que já completou mais de mil exemplares distribuídos em eventos. Tudo isso com entrada gratuita, no SESC Campo Limpo, em São Paulo, na festa “Cada canto um RAP, cada RAP um canto”.

Fala mais

Emerson Alcalde (Foto: Márcio Salata)

Veja como foi a participação do Emerson Alcalde na Copa do Mundo de Poesia 2014

por

A participação do Brasil na Copa do Mundo de futebol pode até levantar ainda algumas dúvidas, mas na poesia já há uma certeza: foi um sucesso. Representado por Emerson Alcalde, o país chegou à final na França (Grand Slam de Poesia 2014) e só não foi campeão por um décimo; empatou com o Canadá em 87,5 pontos depois de três passagens e acabou perdendo no desempate. Mas, a derrota é simbólica, porque o resultado é uma grande vitória. Este é o mais longe que um(a) brasileir@ chegou por lá: Roberta Estrela D´Alva, a primeira a representar o Brasil, conquistou a terceira posição; Fábio Boca e Lews Barbosa (Potencial 3) também já participaram. Emerson Alcalde conquistou sua vaga ao ganhar, ainda no Brasil, o “Slam do Grito”, (…)

Fala mais

Emerson Alcalde (Foto: Márcio Salata)

Vai ter Copa sim, mas de poesia. Brasileiro está na final de torneio na França!

por

Se no Brasil tem quem defenda que a Copa do Mundo de futebol não será realizada por causa dos protestos, na França, um torneio semelhante já está em andamento desde o último dia 2. Com 20 países representados, o Grand Slam 2014 de poesia chega a sua final no próximo sábado (7). E tem poeta/escritor brasileiro na parada! Emerson Alcalde conquistou sua vaga ao ganhar, ainda no Brasil, o “Slam do Grito”, o “Slam do 13” e o “Slam SP”. Já na competição internacional, passou por eliminatórias e semi-finais pra ser um dos três finalistas. Entre as poesias que declamou, estão a homenagem ao funkeiro Da Leste, assassinado em cima do palco enquanto fazia um show, e “Meus heróis não morreram (…)

Fala mais

Projeto Livrar, do Marechal, completa 2 anos (Foto: Cristina Sininho Sá)

Em 2 anos de Projeto Livrar, Marechal já distribuiu mais de mil livros em shows

por

Quando anunciamos os primeiros passos do Projeto Livrar, ainda em 2012, já era admirável o intercâmbio cultural criado e a distribuição gratuita de informações. Notar que já se passaram dois anos e saber que já foram mais de mil livros distribuídos, engradece ainda mais. Marechal utilizou sua representatividade para “livrar” as mentes e abastecê-las com ainda mais conhecimento. Afinal, os exemplares chegam ao público nos shows do rapper, já carregados do saber. Ele aproveita as viagens pelo Brasil com as apresentações para também receber doações dos mais diversos autores independentes. “O Livrar prova que o papel do hip-hop vai muito além de cantar em um palco. Ele leva o livro onde ele deve estar: nas mãos dos jovens, das crianças, do (…)

Fala mais

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com