Biógrafo de Sabotage afirma que lápide está errada: “ele nasceu no dia 3 de abril”

Atualizado em 03/04/2014

Nesta quarta-feira (3), o RAP Brasileiro amanheceu cercado de dúvidas envolvendo o dia do nascimento do Sabotage. Tudo começou quando a página oficial do Racionais no Facebook compartilhou uma imagem de Toni C, responsável pela biografia oficial do rapper, com a seguinte informação: “Sabotage, caso estivesse vivo estaria completando hoje 40 anos”.

Entre centenas de “curtir” e dezenas de compartilhamentos, houve quem questionasse a informação. Baseados em informações não só da Wikipedia, como de várias outras fontes através dos anos, era sabido que Sabotage havia nascido no dia 13 de abril e não 3 como divulgava a página do Racionais através de Toni.

Mais sobre o Sabotage:
– 23 coisas que você não sabia sobre o Sabotage;
– 12 versos do Sabotage que você nunca tinha lido;
– Assista ao doc “Sabotage Nós” e conheça a caminhada do “Maestro do Canão”.

Não era possível que uma das maiores lendas do RAP Brasileiro tivesse sua data de nascimento equivocada durante todo esse tempo. Entramos em contato direto com o Toni através de seu perfil no Facebook e ele prontamente nos respondeu com a história completa:

Eu também achava que a data de nascimento do Sabotage era 13 de abril, assim está no wikipedia, em matérias e até em sua lápide. Foi no dia em que propús para Wanderson Sabotinha escrever um livro sobre a história de seu pai, quando ele me contou que a data correta era 3 de abril eu duvidei. Insisti com os famíliares porque o erro foi parar até em sua lápide? Me explicaram que possivelmente foi numa entrevista dada ao telefone, publicaram a data errada. Mesmo após ver a data de nascimento nos documentos ainda me incomodava com a dúvida. Faz pouco tempo, ví um documentário com imagem do próprio Sabotage dizendo, “Nasci em 3 de abril de 73…” Pronto era o homem falando ai botei fé. Mas essa é só mais uma das coisas que faz de Sabotage um mito, tudo na vida dele é impregnado de polêmicas, do nascimento a morte, mesmo após 10 anos de seu assassinato. Um mito.

Era verdade. Mesmo 10 anos após sua morte, ainda sabemos muito pouco sobre a vida do “mito” Sabotage e o pouco que sabemos ainda é questionável.

Teremos muitas coisas esclarecidas nos próximos meses, quando devem ser lançados um documentário e um livro sobre a vida do rapper, este escrito pelo próprio Toni C. “Nesta fase da parte gráfica dependemos de prazos de terceiros, mas logo chega”, conclui o escritor.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *