• Marcelo D2 e Emicida no Sambabook do Zeca Pagadinho
  • Marcelo D2 nos clipes Feeling Good e Madame Bonfumé
  • CD 3 da Madruga, do ALMA
  • Dexter na campanha Pelo Fim da Revista Vexatória
  • Nocivo Shomon faz desenho para comprador de DVD
  • Racionais MCs
  • Yzalu
  • Rzilla, Faruck, Sain na série Dezesseis

16 anos após sua morte, Tupac se apresenta ao lado de Snoop Dogg, no Coachella 2012

Parecia apenas mais um show monstro de Snoop Dogg e Dr. Dre, no Coachella de 2012. E seria, até que em algum momento próximo do fim da apresentação, surge um dos melhores de todos os tempos: Tupac. E o detalhe? O rapper foi assassinado em 1996.

Todo mundo já deve ter visto ou ficado sabendo da apresentação do Tupac no Coachella 2012. A imagem do rapper viajou o mundo em uma velocidade monstruosa e já era assunto mais comentado em várias redes sociais. A princípio, comentavam que era um holograma. Mas, depois de alguma pesquisa, chegou-se à resposta: a técnica “Pepper’s Ghost”, inventada no século 19.

 “Pepper’s Ghost” com Tupac

A técnica consiste basicamente em uma imagem projetada em uma superfície que a reflete em uma camada de material transparente (foto). Desenvolvida pelo stúdio Digital Domain, que assina trabalhos para Hollywood em filmes como X-Men: First ClassO Curioso Caso de Benjamin Button e TRON: Legacy, a apresentação custou cerca de 400 mil dólares.

Independente da técnica utilizada, o que chama a atenção é a proximidade com a realidade. Pra quem vê por vídeo, nota algumas “deslizadas”, mas sem perder a intensidade. Imagina o que passou pelas cabeças dos presentes quando ele grita algo como “E aí, Coachella!?”.

Mas não é só emoção o resultado da apresentação. Como dissemos, o vídeo correu o mundo e foi notícia em vários lugares. Isso fez com que os cds do rapper voltassem a vender muito e que o seu nome voltasse à alta. E o que isso muda? Quantas pessoas não devem ter ido pesquisar mais sobre Tupac nesses últimos dias? Quantos não começaram a ouvir RAP por isso? A mensagem correu e chegou a muitos, isso é importante!

Estavam cogitando uma “turnê do holograma”, mas assim como não é um holograma, também não haverá turnê, pelo menos de acordo com o Dr. Dre. O que é muito sensato. Provavelmente as pessoas compareceriam e lotariam shows, mas o foda foi o momento, foi a surpresa, a irrealidade. Palmas para o Dre que teve a ideia e por terem escolhido o Coachella para isso, o que deu proporções enormes.

O que vocês acham de uma vaquinha pra fazer uma dessas apresentações com o Sabota?

Fonte: Gizmodo Brasil